"Então em que acredita, uma vez que ignora o sobrenatural??? -- Creio na humanidade, creio no ser humano, creio em você; respondeu ele (O Abade Faria), Eis todo meu credo."

Translate

sábado, 22 de agosto de 2009

Um epitáfio singular...






Quando tinha vinte anos de idade disse para mim mesmo:

Hei de transformar o mundo!

Porém o tempo foi passando e nada acontece...

Aos quarenta disse para mim mesmo:

Hei de transformar minha região!

Acontece que o tempo foi passando, passando... e tudo permaneceu do mesmo jeito

Aos cinquenta repensei meus objetivos e disse:

Hei de transformar o meu país!

...

Aos sessenta fiquei animado com a possibilidade de transformar minha cidade!

...

Aos setenta comecei a trabalhar para transformar minha vizinhança.

Entretanto a vizinhança permaneceu como sempre fôra.

Aos oitenta encetei a luta para modificar minha própria família.

Desgraçadamente não obtive os resultados esperados...

Hoje sou um homem experiente, com quase cem anos, as vésperas da morte e cheguei a esta conclusão:

Se eu tivesse começado por transformar a mim mesmo teria certamente transformado minha família, servido de exemplo a meus vizinhos, influenciado minha cidade e país, talvez afetado até mesmo minha região e quem sabe colaborado para a transformação do mundo...

Como começei pelo lado de fora nada pude fazer...

Urge transformar o mundo, entretanto temos que saber muito bem por onde começar.



Adaptado pelo profo Domingos Pardal Braz.

Nenhum comentário: