"Então em que acredita, uma vez que ignora o sobrenatural??? -- Creio na humanidade, creio no ser humano, creio em você; respondeu ele (O Abade Faria), Eis todo meu credo."

Translate

domingo, 30 de agosto de 2009

A Cruz - extraido da 'Imitação de Cristo' Livro II, cap 12







"Não se desvirtue a cruz de Cristo.

A linguagem da cruz é loucura para os que se perdem, mas, para os que foram salvos, para nós, é uma força divina...

Nós pregamos Cristo crucificado, escândalo para os judeus e loucura para os pagãos." I Cor 1,18 sgs







A muitos parece dura esta palavra: Renuncia a ti mesmo, toma a tua cruz e segue a Jesus Cristo. Muito mais duro, porém, será de ouvir aquela sentença final: Apartai-vos de mim obreiros da iniquidade.

Pois os que agora ouvem e seguem, docilmente, a palavra da cruz nada terão de recear na hora da morte.

Este mesmo sinal brilhará no pavilhão dos céus quando todas as coisas forem consumadas.

Neste dia que não terá fim os servos da cruz, que em vida se conformaram com o divino crucificado exultarão.

Por que receias, pois, tomar tua cruze seguir ao Mestre dos mestres se ela é o caminho que conduz a glorificação?

Na cruz está o fruto e a fonte da vida, na cruz o amparo nas adversidades, na cruz o conforto em meio as aflições da existência mortal, na cruz a fortaleza do coração, na cruz o compêndio das virtudes, na cruz a perfeição da santidade.

Não há perfeição para a alma nem esperança alguma senão na na santa e vivificante cruz.

Toma, pois, sem receio, este madeiro abençoado e segue a Jesus, assim entrarás na vida.

O Senhor seguiu seu rumo, com a cruz às costas, e nela sofreu e pereceu por amor de ti, para que tu, meu filho, também leves a tua cruz e nela aceites viver, padecer e morrer.

Porquanto, se com ele morreres com ele tornarás a viver.

E, se fores seu companheiro na pena, também o serás na felicidade, felicidade que se tornará eterna.

Verdadeiramente, da cruz tudo depende, e em morrer para si mesmo está a sabedoria.

Não há outro emblema que te possa trazer paz interior, senão o da árvore da cruz.

Vai para onde quiseres, procura quanto quiseres, insiste o quanto quiseres e não acharas vereda mais sublime ou senda mais afortunada do que esta.

Dispõe e ordena tudo conforme teu desejo e parecer, e verás que sempre hás de sofrer alguma coisa, bom ou mau grado teu; assim sempre te depararas com o santo lenho.

Ora te aflijirão as dores do corpo pesado e mortal, ora as angustias do espírito irriquieto.


Ora serás desamparado e traido pelos teus, ora perseguido do próximo, e o que é pior não raro serás molesto a ti mesmo em certos momentos.

E não haverá remédio ou balsamo que te possa aliviar; cumpre pois que sofras em paz o inevitavel.

Ninguém sente tão vivamente a paixão de Cristo como quem passou por tranzes semelhantes.

A cruz, pois, está sempre preparada e em qualquer lugar te espera. Se não podes fugir aceita-a e carrega-a com dignidade ou seja sem murmuração.

Volta-te para cima ou para baixo, volta-te para fora ou para dentro, em toda parte acharás a cruz pois ela faz parte de nossa humana condição.

Diante do que não se pode mudar é necessário resignar e ter paciência, isto se queres alcançar a bemaventurança, pois esta escrito: pela paciência vossas almas salvareis.

Se levares a cruz de boa vontade, ela te há de levar e conduzir ao termo desejado.

Refiro-me aquele lugar onde não há velhice, dor, lágrimas ou morte e que foi prometido aqueles que imitarem verdadeiramente ao Senhor.

Por outro lado se a levares com má vontade, aumentar-lhe-as o peso com teu mau humor e fardo ainda mais pesado te será.

Pensas tu escapar àquilo de que nenhum mortal pôde eximir-se?

Que homem passou por este mundo cá de baixo sem sofrer?

Nem Jesus Cristo, Senhor Nosso, esteve uma hora, em toda a sua vida, isenta de preocupações e dores.

Convinha, disse ele, que Cristo sofresse e ressurgisse dos mortos, e assim entrasse na sua glória.

Como, pois, buscas tu outro caminho que não seja o caminho de teu Senhor?

Acaso é o servo maior do que seu Senhor?

Toda a vida de Cristo foi cruz e martírio; e tu procuras só descanso e gozo?

É natural que lho procures, no entanto, cumpre também suportar com nobreza e heroismo as dores e aflições que não podemos conjurar.

Após a carne, o osso...

Afinal, apesar de tantas aflições, o homem não está isento de consolações, já porque o amor tributado a Jesus crucificado é capaz de operar um grande milagre segundo o qual nos tornamos capazes de sofrer com alegria.


Isto se dá quando de bom grado se toma a cruz às costas, assim o peso da tribulação se lhe converte em jubilosa paz de espírito.

Não é conforme à inclinação humana levar a cruz, suportar a cruz e chegar a ama-la. Se olhares somente a ti, reconheces que de nada disso és capaz. Mas, se confiares em Deus, do céu te será a divina graça.

Portanto, como bom e fiel servo de Cristo, dispõe-te a levar a cruz do teu Senhor se for necessário.

Prepara-te a sofrer muitos contratempos e incômodos nesta vida miserável sem blasfemar.

Pois em toda parte, onde quer que estiveres, ou te esconderes, encontrarás a dor esta companheira inseparavel da condição humana.

Convém que assim seja e se não há remédio resta apenas sofrê-la com o olhar fixado no alto do calvário...

Bebe, generoso, o cálice do Senhor e traga até a última gota se queres ser seu amigo e ter parte com ele.

Cuida que ele mesmo passou pela tribulação e que entre suspiros e lágrimas clamou aquele que lho podia livrar da morte, tendo em vista dar-nos exemplo e auxilio.

Tem sempre em vista que não há proporção as penas do tempo com a glória futura que havemos de merecerse formos servos fiéis e dedicados.

Quando chegares a tal ponto que a tribulação te torne doce e amável segundo o exemplo e o auxilio do Senhor, bemaventurado és pois achaste o paraíso na terra.

Choras? Bemaventurado és e não deixarás de ser consolado pelo Pai naquele dia.

Se te resolveres a aceitar o fado, isto é, a padecer e morrer, logo te sentirás melhor e acharás paz.

Pois tal é o caminho estreito, sinuoso, ingreme e aspero indicado pelo divino Mestre em oposição ao caminho largo e suave que conduz a um abismo coberto por pétalas de rosas.

"Tal como caminhar sobre o gume afiado duma navalha" este é o caminho do Senhor, caminho bom e perfeito que há muitos repugna trilhar.

Ainda que fosses arrebatado, com S.Paulo, ao terceiro céu, nem por isso estarias livre de sofrer alguma contrariedade. Eu, diz Jesus, mostrar-lhes-ei quanto terá de sofrer por meu nome.

E Paulo a seu tempo escreveu: Completo em meu ser o que falta a paixão de Cristo.

Pois tendo a cabeça passado pela dolorosa paixão convinha que cada parte do corpo também viesse a passar.

Oxalá fosses digno de sofrer alguma coisa pelo nome de Jesus!

Que grande merecimento resultaria para ti e que edificação para o próximo!

Pois todos recomendam a paciência, ainda que poucos queiram praticá-la.

Tal não se sucedeu com o Mestre amado que foi fiel no exemplo até o fim, até o calvário, até a morte de cruz!

Com razão devias padecer, de bom grado, um pouco por amor de Cristo, sabendo que muitos tem sofrido muito mais pelos bens finitos e ilusórios deste mundo.

Fica sabendo que o homem velho morreu para que vivas uma vida de homem novo conforme a imagem de Cristo.

Se houvera coisa melhor e mais proveitosa a perfeição do que o padecer sem murmurar Cristo, de certo, o teria ensinado com palavras e exemplo.

Pois claramente exorta seus discípulos e quantos o desejam seguir a que levem a cruz, dizendo: Quem quiser vir após mim renuncie a si mesmo, tome sua cruz, e siga-me.

Assim se tomamos e trilhamos qualquer outro caminho facil nos equivocamos e a verdade não está em nós.

Seja, pois, de todas as lições e estudos este o resultado final: Cumpre-nos passar por muitas tribulações, para entrar no reino de Deus.




Nenhum comentário: