"Então em que acredita, uma vez que ignora o sobrenatural??? -- Creio na humanidade, creio no ser humano, creio em você; respondeu ele (O Abade Faria), Eis todo meu credo."

Translate

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Fragmentos do Evangelho de Tomé








1. Quem descobrir o significado de minhas palavras, não provará a morte.

Comm.: A letra mata, o espírito (significado) é que vivifica.


3. Jesus disse: Se vossos guias vos disserem: ‘o reino está no céu', então as aves vos precederam; se vos disserem que está no mar, então os peixes vos precederam. Mas o reino está dentro de vós, e também fora de vós. Se vos conhecerdes, sereis conhecidos e sabereis que sois filhos do Pai Vivo. Mas, se não vos conhecerdes, vivereis em pobreza, e vós mesmos sereis essa pobreza.


Comm.: O Reino procede de fora de nós porque é Deus e vem para dentro de nós como princípio de vida e de novo sai pata fora de nós como obras de piedade.

O homem deve conhecer a si mesmo, sua debilidade e fraqueza para buscar apoio na graça de Deus: não são os bons mas os enfermos que carecem de médicos, ou seja aqueles que tem consciência quanto a seu estado e procuram tratamento.

Se o homem não conhecer e reconhecer sua ignorância, fragilidade, e pobreza será incapaz de superar-se.




4. O homem idoso perguntará, nos seus dias, a uma criança de sete dias pelo lugar da vida - e ele viverá. Porque muitos primeiros serão últimos, e serão unificados.



Comm.: Porque a criança significa inocência e a santidade, ou seja, o caminho da vida.

Porque o batismo transforma os homens em crianças recém nascidas.

Porque todos serão unidos no pleroma pela posse de Deus.




5. Conhece o que está ante os teus olhos – e o que te é oculto te será revelado; porque nada é oculto que não seja manifestado.



Comm.:Aquele que analisar as portantosas obras do Senhor Cristo será conduzido ao conhecimento de sua natureza invisivel e divina.




6. Perguntaram os discípulos a Jesus: Queres que jejuemos? Como devemos orar? Como dar esmolas? Que alimentos devemos comer?
Respondeu Jesus: Não mintais a vós mesmos, e não façais o que é odioso! Porquanto todas essas coisas são manifestas diante do céu. Não há nada oculto que não seja manifestado, e não há nada velado que, por fim, não seja revelado.



Comm.:Sábias palavras: de nada aproveita ao homem rezar ou jejuar se tais atos religiosos não partem de si mesmo ou seja de seu coração e se ele não se deleita neles.

Porque aquele que reza ou jejua contra sua vontade não o faz para o Cristo bendito mas para os homens e se o faz para os homens seu ato já não é religioso.

A prece agradavel e o jejum deleitoso é aquele que Cristão sente ele mesmo a necessidade de fazer, por amor a Cristo e aos irmãos.






7. Bendito o leão comido pelo homem, porque o leão se torna homem! Maldito o homem comido pelo leão, porque esse homem se torna leão!




Comm.:O leão é o poder do mal que anda em redor de nós para dominar-nos.
Se o homem domina-lo e extingui-lo a energia que seria empregada por ele será voltada para o bem.
Entretanto se o homem se deixar vencer pela tentação e pelo mal ele mesmo se transmutará gradativamente no mal e se converterá a si mesmo em pecado.
Entretanto o leão sempre poderá ser reconduzido a forma humana, pois o amor sempre vence.



8. Ele disse: O homem se parece com um pescador ajuizado, que lançou sua rede ao mar. Puxou para fora a rede cheia de peixes pequenos. Mas entre os pequenos o pescador sensato encontrou um peixe bom e grande. Sem hesitação, escolheu o peixe grande e devolveu ao mar todos os pequenos. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!




Com.:O peixe grande é o Senhor Cristo, os peixes pequenos os patriarcas, profetas e a tantos quantos lho precederam.

Quem encontrou o Cristo já não tem necessidade de outros instrutores e quando se depara com tais instrutores nivela-os pelo Cristo.



9. Disse Jesus: Saiu o semeador. Encheu a mão e lançou a semente. Alguns grãos caíram no caminho; vieram as aves e os cataram. Outros caíram sobre os rochedos; não deitaram raízes para dentro da terra nem mandaram brotos para o céu. Outros ainda caíram entre espinhos, que sufocaram a semente e o verme a comeu. Outra parte caiu em terra boa, e produziu fruto bom rumo ao céu; produziu sessenta por uma, e cento e vinte por uma.



Comm.:A terra boa é o homem de boa vontade que coopera com a divina graça.




10. Disse Jesus: Eu lancei fogo sobre a terra – e eis que o vigio até que arda.



Comm.: O fogo lançado é a lei do amor. Esse fogo consumirá o mal e o mal deixará de existir.





14. Jesus disse-lhes: Se jejuardes, cometereis pecado. Se orardes, sereis condenados. Se derdes esmolas, prejudicareis ao espírito.


Comm.: Tudo quanto é feito sem boa intenção é inutil.




16. Talvez os homens pensem que eu vim para trazer paz à terra, e não sabem que eu vim para trazer discórdias à terra, fogo, espada e guerra. Haverá cinco numa casa, três contra dois, dois contra três; pai contra filho, e filho contra pai. E serão solitários.


Comm.: Enquanto o mal não for extinguido dos viventes haverá grande conflito entre os servos de Cristo e os filhos da iniquidade.

Entretanto o Bem triunfará do mal e o mal deixará de existir enquanto desvio da vontade.



17. Eu vos darei o que nenhum olho viu, nenhum ouvido ouviu, nenhuma mão tangeu, e que jamais surgiu no coração do homem.





Comm.: O que Cristo nos dará é a posse de Deus.

Seremos semelhantes a ele porque o veremos como ele mesmo é.

Assim seremos participantes da natureza divina.

A natureza divina esta para alem dos sentidos e do intelecto humano porquanto suas categorias são para além de toda categoria finita.




18. Perguntaram os discípulos a Jesus: Como será o nosso fim? Respondeu-lhes Jesus: Descobristes o princípio, para que estejais procurando o fim? Pois onde estiver o princípio ali estará o fim. Feliz de quem está no princípio; também conhecerá o fim - e não provará a morte.



Comm.: A mente carnal dos apóstolos só cuidava do fim ou da destruição do sistema e da implantação do reino terreal imaginado pelos judeus.

Por isso viviam a interrogar Jesus sobre os tempos do fim. Entretanto Jesus jamais lhes repondeu, sempre mudou de a assunto ou forneceu evasivas.

Porque a preocupação com o fim do sistema, com punições ou recompensas, etc é sinônimo de debilidade espiritual.

Basta que estejamos no princípio, isto é em Deus, em sua amizade, em sua comunhão, em sua graça e que demos testemunho desse principio através de nossas obras.

Tal a vocação do cristão.

Aquele que vive da graça e que é fiel a sua missão, este já atingiu a meta designada.

Este contemplará a renovação do sistema e não conhecerá a morte, antes viverá de Deus para todo sempre.

Se cogitar apenas do principio e nele perseverar.






21. Disse Maria a Jesus: Com quem se parecem os teus discípulos?
Respondeu Jesus: Parecem-se com garotos que vivem num campo que não lhes pertence. Quando aparecem os donos do campo, dirão estes: Deixai-nos o nosso campo. E eles desnudam-se diante deles e lhes deixam o campo.
Por isto vos digo eu: Se o dono da casa sabe quando vem o ladrão, vigia antes da sua chegada e não o deixará penetrar na casa do seu reino para lhe roubar os haveres. Vós, porém, vigiai em face do mundo; cingi os vossos quadris com força para que os ladrões não encontrem caminho até vós. E possuireis o tesouro que desejais. O homem experiente, que conhece o tempo da colheita, e, de foice na mão, ceifará o trigo. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.


Com.: Os donos deste mundo eram aqueles que viviam neste mundo segundo a lei da iniquidade.

Por isso eles moveram guerra de morte aos apóstolos e a igreja.

Tendo em vista a santidade da igreja nossos maiores estabeleceram a lei do catecumenato, para que os ladrões ou seja os que vivem segundo a lei do mundo não penetrassem a igreja e não tentassem destrui-la pelo lado de dentro.

Entretanto o catecumenato foi destuido as ervas más invadiram a vinha do Senhor e o conflito passou do mundo a igreja.

Nossos quadris devem estar cingidos com a espada do Evangelho da verdade cujo tesouro é a justiça.

O ceifador é o Cristo Jesus que recolherá o trigo nos celeiros da eternidade.

E não há erva má que não venha a transmutar-se em trigo e lobo que não venha a converter-se em ovelha mansa.







22. Jesus viu crianças de peito a mamarem. E ele disse a seus discípulos: Essas crianças de peito se parecem com aqueles que entram no Reino. Perguntaram-lhe eles: Se formos pequenos, entraremos no Reino?
Respondeu-lhes Jesus: Se reduzirdes dois a um, se fizerdes o interior como o exterior, e o exterior como o interior, se fizerdes o de cima como o de baixo, se fizerdes um o masculino e o feminino, de maneira que o masculino não seja mais masculino e o feminino não seja mais feminino - então entrareis no Reino.


Comm.: Quando o homem humanizar-se por completo as diferenças acidentais e externas perderam toda razão de ser.

O pensamento da humanidade cederá lugar ao pensamento individual e aos prenconceitos de ordem sexual, social, etc

Cada qual será fiel ao fóro intimo de sua consciência.

Tais os sinais do Reino, sinais que partem de dentro para fora e que tendem a valorizar o que esta dentro do homem e o que une todos os homens: a mesma condição.







24. Seus discípulos pediram: Mostra-nos o lugar onde tu estás, pois precisamos procurá-lo. Respondeu-lhes ele: Quem tem ouvidos, ouça! Há luz dentro dum ser luminoso, e ele ilumina o mundo inteiro. Se não o iluminar, ele é escuridão.


Comm.: Deve haver algo de errado com cada Cristão que sai do mundo sem fazer sentir a sua passagem...




25. Disse Jesus: Ama a teu irmão como a tua própria alma e cuida dele como da pupila dos teus olhos.

Comm.: Tais palavras falam por si mesmas e dispensam todo e qualquer comentário.





28. Jesus disse: Eu estava no meio do mundo e me revelei a ele corporalmente. Encontrei todos embriagados, e não encontrei nenhum deles sedento. E minha alma sofria dores pelos filhos dos homens, porque eles são cegos no seu coração e nada enxergam. Assim como entraram no mundo vazios, querem sair do mundo vazios. Agora estão bêbados, e só se converterão se abandonarem o seu vinho.


Comm.: A bebida a que se refere Jesus é a sede de bens materiais ou de dinheiro.




29. Jesus disse: Se a carne foi feita por causa do espírito, é isto maravilhoso. Mas, se o espírito foi feito por causa do corpo, é isto a maravilha das maravilhas. Eu, porém, estou maravilhado diante do seguinte: Como é que tamanha riqueza foi habitar em tanta pobreza?


Comm.: Posto esta que todo elemento material procede - indiretamente - da consciência Imaterial (Deus).

Entretanto nossos espíritos humanos ou nossa parcela imaterial foi concebida por Deus em união com um corpo físico e material, para viver em harmonia com ele.

Isto é assaz maravilhoso.

Daí a encarnação do Verbo, daí a ressurreição da carne.

Porque a carne é obra de Deus, concebida por ele, amada por ele e por ele chamada a entrar na posse da vida eterna.

A imensa riqueza é a natureza divina e perpértua do Cristo.

A imensa pobreza é a natureza humana debilitada pelo pecado ancestral ou seja pelo mau exemplo dos pais.

Pela encarnação a imensa riqueza veio a se ocultar sob a pobreza duma corpo limitado.





32. Jesus disse: Uma cidade situada num monte e fortificada, não pode cair, nem pode permanecer oculta.



Comm.:Esta cidade é a santa igreja Ortodoxa e Católica mãe dos Crentes.

O monte é a onipotência divina sobre a qual foi firmada pelo Senhor Cristo.

Assim as portas do inferno nada podem contra ela e ela não pode cair ou ser destruida por seus inimigos.

Também não pode permanecer oculta devendo antes ser conhecida por todos os povos e nações da terra enquanto grande sacramento de salvação para nós.





38. Jesus disse: Muitas vezes desejastes ouvir estas palavras que vos digo, e não achastes ninguém que vo-las pudesse dizer. Virão dias em que me procurareis e não me achareis.



39. Disse Jesus: Os fariseus e os escribas tiraram a chave do conhecimento e a ocultaram. Nem eles entraram nem permitiram entrar os que queriam entrar.



40. Jesus disse: Uma videira foi plantada fora daquilo que é do Pai; e, como não tem vitalidade, será extirpada pela raiz e perecerá.



Comm.: Tal videira é a instituição da heresia plantada por Lutero.



41. Jesus disse: Aquele que tem algo na mão, esse receberá; e aquele que não tem, esse até perderá o pouco que tem.

Comm.: Tem algo na mão quem aplica a graça recebida.





47. Disse Jesus: O homem não pode montar em dois cavalos, nem pode retesar dois arcos. O servo não pode servir a dois senhores, pois ele honra um e ofende o outro.

Comm.: Diz respeito aos dois Reinos> do lucro e da graça e dos dois senhores> o dinheiro (mamon) e o Cristo (Jesus).




50. Disse Jesus: Se os homens vos perguntarem donde viestes, respondei-lhes: Nós viemos da luz, lá onde ela nasce de si mesma, surge e se manifesta em sua imagem. E se vos perguntarem: Quem sois vós? Respondei-lhes: Nós somos os filhos eleitos do Pai vivo. Se os homens vos perguntarem: Qual o sinal do Pai em vós? Respondei: É movimento e repouso ao mesmo tempo.

Comm.: O movimento ou a ação diz respeito ao próximo.

Devemos viver para nossos semelhantes e atuar em favor deles.

O repouso é a serenidade de espírito, serenidade que evento algum pode alterar.




51. Seus discípulos perguntaram: Quando virá o repouso dos mortos e em que dia virá o mundo novo? Respondeu-lhes ele: Aquilo que vós aguardais já veio – mas vós não o conheceis.

Comm.: Jesus mesmo e a graça por ele legada aos filhos dos homens é o fundamento do Reino eterno em construção neste mundo.





52. Disseram-lhe os discípulos: Vinte e quatro profetas falaram em Israel, e todos falaram de ti. Respondeu-lhes ele: Rejeitastes aquele que está vivo diante de vós, e falais dos mortos.


Comm.: Quando adquirimos o conhecimentod e Cristo atingimos o fim da profecia.

Então já não carecemos de profetas ou profecias porque chegamos ao termo da caminhada.







53. Perguntaram-lhe os discípulos: A circuncisão é útil ou não? Respondeu-lhes ele: Se ela fosse útil, o homem já nasceria circuncidado. A verdadeira circuncisão é espiritual, e esta é útil a todos.


Comm.: Trata da circuncisão do coração que é a retirada de todo resíduo ou fragmento de maldade.




56. Disse Jesus: Quem conhece o mundo, achou um cadáver; e quem achou um cadáver, dele não é digno o mundo.

Comm.: Porque o mundo vive segundo a lei o mal e do pecado e não conforme a lei do bem, da graça, da santidade e da vida.

E assim suas obras são corruptas e seu caminho a dissolução.

Quem compreendeu esta mensagem passou da morte para a vida e transcendeu ao mundanismo.





59. Disse Jesus: Olhai para o Vivo, enquanto viveis, pra que não morrais e desejeis ver aquele que já não podeis ver.


Comm.: Se o homem não se unir ao Senhor Cristo enquanto vive e praticar penitência pelos pecados, deverá tornar a este mundo após sua conversão - no outro mundo - para cumprir penitência.




60. Ao entrarem na Judéia, eles viram um samaritano que carregava uma ovelha.
Jesus disse a seus discípulos: Por que a carrega?
Responderam eles: Para matá-la e comê-la.
Disse-lhes Jesus: Enquanto a ovelha está viva, ele não a poderá comer; só depois de morta e cadáver.
Replicaram eles: De outro modo não a pode comer.
Respondeu-lhes Jesus: Procurai para vós um lugar de repouso, para que não vos torneis cadáveres e sejais devorados.


Comm.: O lugar de repouso do Cristão é o Cristo.

Torna-se cadaver quando peca pecado de morte e morre em espírito pela isenção da graça.

E se permanece em tal estado - juntando pecado a pecado - é devorado pelo mal.








63. Disse Jesus: Um homem rico tinha muitos bens. E disse: Vou aproveitar os meus bens; vou semear, colher, plantar e encher meus armazéns, para que não me venha a faltar nada. Foi isto que ele pensou em seu coração. E nesta noite ele morreu.
Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.



64. Disse Jesus: Um homem fez um banquete e, depois de tudo preparado, enviou seu servo para chamar os convidados. O servo foi ao primeiro e disse-lhe: Meu senhor te convida para o banquete. O homem respondeu: Uns negociantes me devem dinheiro; eles vêm à minha casa esta noite, e eu tenho de falar com eles; peço-te que me dispenses de comparecer ao jantar.
O servo foi até outro e disse: Meu senhor te convidou.
Este respondeu: Comprei uma casa, e marcaram um dia para mim; não tenho tempo para vir. O servo foi a outro e disse-lhe: Meu senhor te convida. Este respondeu: Um amigo meu vai casar-se, e eu fui convidado para preparar a refeição; não posso atender; favor dispensar-me.
O servo foi a outro ainda e disse-lhe: Meu senhor te convida. Este respondeu: Acabo de comprar uma fazenda e estou saindo para buscar o rendimento. Não poderei ir, por isso me desculpo.
O servo retornou e comunicou ao seu senhor: Os convidados ao banquete pedem que os dispenses de comparecerem.
Disse o senhor a seu servo: Vai pelos caminhos e traze os que encontrares, para que venham ao meu banquete; mas os compradores e negociantes não entrarão nos lugares de meu Pai.


Comm.: O homem vulgar só cogita de comprar e vender. Confúcio







67. Disse Jesus: Quem conhece o universo, mas não se possui a si mesmo, esse não possui nada.


Comm: Já Sócrates havia afirmado em alto em bom som o primado do auto conhecimento ou do conhecimento humano e psicologico em face ao conhecimento externo ou científico do mundo.

Só há um tipo bom de ciência: aquela que esta unida a consciência.






74. Disse ele: Senhor, muitos rodeiam a fonte, mas ninguém entra na fonte.




77. Disse Jesus: Eu sou a luz, que está acima de todos. Eu sou o “Todo”. O Todo saiu de mim, e o Todo voltou a mim. Rachai a madeira – lá estou eu. Erguei a pedra – lá me achareis.



Com.: Jesus é Deus feito homem.

Tudo esta nele e repleto dele.

Nele vivemos, nos movemos e existimos.

Porque seu Ser é infinito e ilimitado.





91. Disseram-lhe eles: Dize-nos quem és tu, para que tenhamos fé em ti.
Respondeu-lhes ele: Vós examinais o aspecto do céu e da terra, mas não conheceis aquele que está diante de vós. Não sabeis dar valor ao tempo presente.


Comm.: Porque só cogitavam do fim e do Reino material dos judeus.



92. Disse Jesus: Procurai, e achareis. O que me perguntastes nesses dias, eu não vos disse; agora vos digo – e não me perguntais.


Comm: Cristo ministrou seus ensinamentos conforme a capacidade dos ouvintes e ensinou os apóstolos pouco a pouco.



95. Quando tendes dinheiro, não o empresteis a juros, mas dai-o a quem não vos possa restituir.



97. Disse Jesus: O Reino é semelhante a uma mulher que levava por um longo caminho uma vasilha cheia de farinha. Pelo caminho, uma alça da vasilha quebrou e a farinha se espalhou atrás dela sem que ela o percebesse; e por isto não se afligiu. Chegada em casa, ela colocou a vasilha no chão – e achou-a vazia.


Comm.: Cristo se esvaziou de sua natureza divina pela encarnação para que nós outros fossemos divinizados.

De sua plenitude recebemos graça sobre graça.





102. Disse Jesus: Ai dos fariseus! Eles se parecem com um cão deitado no cocho dos bois; não come nem deixa os bois comerem.



103. Disse Jesus: Feliz do homem que sabe por onde penetram os ladrões! Assim pode erguer-se, reunir forças e estar alerta e pronto antes que eles venham.

Comm.: Cada qual deve conhecer suas más inclinações para evitar as ocasiões de queda.







105. Disse Jesus: Quem conhece o seu pai e sua mãe, por acaso se importará em seu chamado filho de prostituta?






108. Disse Jesus: Quem beber da minha boca se tornará como eu.


Comm.: As palavras de Jesus são como água pura, cristalina e refrigerante para o sedento, por isso ele mesmo diz: aquele que sêde tem venha a mim e beba.





110. Disse Jesus: Quem encontrou o mundo e se enriqueceu, que renuncie ao mundo.





111. Disse Jesus: O céu e a terra se desenrolarão diante de vós, e quem vive do Vivente não verá a morte. Quem se acha a si mesmo, dele não é digno o mundo.





113. Os discípulos perguntaram-lhe: Em que dia vem o Reino?
Jesus respondeu: Não vem pelo fato de alguém esperar por ele; nem se pode dizer ei-lo aqui! Ei-lo acolá! O Reino está presente no mundo inteiro, mas os homens não o enxergam.


Comm.: O reino é um princípio espiritual e invisivel capaz de alterar as relações sociais - de poder em amor - e de transformar o mundo.




114. Simão Pedro disse: Seja Maria afastada de nós, porque as mulheres não são dignas da vida.
Respondeu Jesus: Eis que eu a atrairei, para que ela se torne homem, de modo que também ela venha a ser um espírito vivente, semelhante a vós homens. Porque toda a mulher que se fizer homem entrará no Reino dos céus.


Comm.: Quer dizer que a mulher deve ser instruida como o homem e não relegada a ignorância e acorrentada aos pés do fogão.

Nenhum comentário: