"Então em que acredita, uma vez que ignora o sobrenatural??? -- Creio na humanidade, creio no ser humano, creio em você; respondeu ele (O Abade Faria), Eis todo meu credo."

Translate

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

O Uno e os idolos








Certa vez em Roma alguns idolatras astuciosos interpelaram o velho Rabino Simeon, cognominado 'o sábio':

-- Diz-nos oh Rabino, se não agrada a este teu deus invisivel que prestemos culto a nossos símulacros e estátuas porque sendo ele Todo-poderoso não lhos arrasa dua vez?

O tanain pensou um pouco e respondeu:

-- Se vós e vossos filhos adorasseis apenas seres inuteis dos quais este nosso mundo não tem necessidade, o Santo e Bendito certamente lhos destruiria. Entretanto vós adorais o sol, a lua, as estrelas, os planetas, as fontes, os ventos... Deveria pois Adonai dissolver o universo por causa de vossa ignorância?

Calaram-se os contraditores e puzeram-se a refletir sobre o profundo significado de suas palavras, um sofista porém replicou:

-- Certamente a velhice diminuiu o ritmo de teus pensamentos oh rabino e divagas guiado pela senilidade, pois o teu deus poderia muito bem dar cabo dos seres dos quais este nosso mundo não precisa, como das estatuas e simulacros, e deixar as outras incolumes!

Seria então confirmar em sua cegueira os que prestam culto ao exército dos céus, objetou o rabino, os quais diriam certamente: Eis que os verdadeiros idolos pereceram enquanto nossos deuses permanecem!


Abodah Zarah, p 546

Nenhum comentário: