"Então em que acredita, uma vez que ignora o sobrenatural??? -- Creio na humanidade, creio no ser humano, creio em você; respondeu ele (O Abade Faria), Eis todo meu credo."

Translate

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

FÉ SEM OBRAS - UMA FÉ QUE NÃO SERVE PARA NADA.


14. De que servirá, meus irmãos, alguém dizer que tem fé, se não tiver obras? Acaso esta fé será capaz de salvá-lo?


15. Se a um irmão ou a uma irmã faltarem roupas e o alimento necessário a manutenção da vida,


16. e dentre vós disser: Vá em paz, aquecei-vos e fartai-vos porque pedirei por sí, mas não lhes der o necessário para o corpo, para que isto servirá?


17. Assim se sucede com a fé: caso não venha acompanhada por obras, É MORTA EM SI MESMA. (A FÉ SOMENTE OU SEJA ISENTA DE OBRAS E CARIDADE É UMA FÉ MORTA E CADAVÉRICA)


18. Pois alguém certamente lhe dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras. Mostra-me a tua fé sem obras e eu te demostrarei a minha fé através de minhas obras.


19. Crês que existem um Deus apenas? Fazes bem. Entretanto os demônios também crêem e tremem.


20. Queres ver, ó homem estúpido, como a fé sem obras é estéril? (não produz coisa alguma)


21. Abraão, nosso pai, não foi justificado pelas obras, oferecendo o seu filho Isaac sobre o altar?


22. Vês como a fé colaborava com as obras e era aperfeiçoada por elas. (sinergismo)


23. Assim se cumpriu a Escritura, que diz: Abraão creu em Deus e isto lhe foi tido em conta de justiça, e foi chamado amigo de Deus (Gn 15,6).


24. Vedes como o homem É JUSTIFICADO POR OBRAS E NÃO PELA FÉ SOMENTE? (impugna aqui ao solifideismo)


25. Do mesmo modo Raab, a meretriz, não foi ela justificada pelas obras, por ter recebido os mensageiros e os ter feito sair por outro caminho?


26. ASSIM COMO UM CORPO SEM A ALMA É MORTO ASSIM TAMBÉM A FÉ SEM OBRAS É MORTA EM SI MESMA. (e sendo morta é incapaz de comunicar a vida de Deus)



TAL O VEREDITO DA PALAVRAS DIVINA E INFALIVEL.

Nenhum comentário: