"Então em que acredita, uma vez que ignora o sobrenatural??? -- Creio na humanidade, creio no ser humano, creio em você; respondeu ele (O Abade Faria), Eis todo meu credo."

Translate

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Carta a um amigo que não crê no amor.








N. tenho sua carta em minhas mãos. Segundo sua opinião Jesus, João, Francisco de Assis, Madre Tereza e Chico Xavier morreram enquanto o mundo continua do mesmo geitinho ou melhor vai de mal a pior...

É verdade que Jesus, João, Francisco, Tereza, Chico e tantos e tantos outros pregoeiros do amor baixaram a sepultura. (eu creio que Jesus venceu a morte pela ressurreição, mas não insistirei muito sobre isto)

Afinal todo aquele que nasceu neste mundo, revestido de carne mortal é um ser lançado na vida e numa vida que caminha para morte. Por mais que ame e faça o bem a seus semelhantes o homem é um ser para a morte, voltado para a sepultura...

O amor entretanto não morre...

Porque o amor não é carne nascida de mulher mas sentimento que brota do espírito.

E mais do que isto, ele mesmo, o amor, é um Espírito vivo, imorredouro, eterno, infinito, perfeito... porque Deus mesmo é amor.

É verdade que Jesus já não se encontra mais fisicamente presente entre nós como Tereza ou Chico Xavier, no entanto ele se encontra no fundo do coração de todo aquele que ama e faz o bem a seus semelhantes.

Antes de partir Jesus se encontrava fora de nós. Hoje se encontra no mais intimo de nossas almas pelo amor que tributamos ao próximo.

Jesus, mesmo tendo ressuscitado partiu, sua mensagem porém, a mensagem do amor fraternal, continua viva e presente no coração de cada um de nós.

Em cada gesto de amor, bondade e misericórdia que pomos em prática ali esta Jesus e com ele cada um de seus santos servidores: Paulo, João, Crisóstomo, Francisco, Vicente, Dulce, Xavier, etc

Sim eles morreram fisicamente falando, entretanto a corrente do amor, que é mais forte do que a morte ainda nos une e sempre nos unirá.

De algum modo, quando praticamos o bem, aqueles que nos deram o exemplo e que nos impulsionaram com suas palavras sobrevivem em nossas ações e operações.

Assim eles não perecem de todo mas sobrevivem em parte nas lições de amor que nos deixaram e que nós, os fisicamente vivos, aplicamos.

Voce afirma que o estado deste nosso mundo é lastimavel apesar de toda essa insistência da parte de alguns na lei do amor e que talvez fosse melhor cada qual viver livremente a sua maneira...

Sugiro que pare e pense um pouco num mundo lastimavel como este em que vivemos sem Jesus.

Não questiono a afirmação de que passamos por tempos dificeis ou de que enfrentamos uma crise de consciência - as vezes as crises até cooperam tendo em vista o amadurecimento... - insisto porém que apague deste quadro toda influência procedente das palavras e ações de Cristo e de seus seguidores: João, Basilio, Patricio, Francisco, Vicente de Paulo, Thureau, Ballou, Tolstoi, Damião de Veuster, Schweitzer, Schindler, Dulce, etc, etc, etc

Imagine por um instante um mundo sem monges copistas, dispensários, asilos, orfanatos, escolas paroquiais, hospitais, as pandectas, a hospitalidade dos mosteiros, as treguas de Deus, montepios, as primeiras universidades, a inviolabilidade dos templos como local de asilo, os observatórios astronomicos criados e mantidos pela companhia de Jesus, o trabalho das ordens religiosas em favor dos indios latino americanos, as obras de história, antropologia e lexicografia compostas pelos missionários, as misericórdias como a de Santos (o primeiro hospital das Américas), a atuação de Vicente de Paulo junto aos esfomeados franceses, os oratórios de Bach e Haendel, os museus e bibliotecas espalhados pela Itália, os socialismos 'utópicos' e revoluções sociais, os aparelhos de assistência social criados pela sociedade moderna, a atuação de Damião de Veuster junto aos leprosos de Molochai, a luta pela supressão da guerra e da pena capital, o humanismo de Bloy/Mounier/Maritain/Marcel, etc, a atuação de Ibiapina e da Irmã Dulce, da madre Tereza, de Chico Xavier, do Betinho, etc; a pedagogia de Paulo Freire, etc, etc, etc será que um mundo assim, isento de todos estes esforços e de todas estas ações teria sido melhor?

Imaginemos por um instante um mundo sem Jesus, mas imaginemos plenamento considerando até mesmo a influência exercida pela ética Cristã no pensamento de Maomé e na ética muçulmana...

Não nego nem posso negar os inumeros transtornos e problemas causados pelas comunhões romana e protestante nos séculos passados: inquisições, guerras religiosas, atraso científico, etc Tais problemas foram reais e sumamente dolorosos. Sejamos porém honestos para conosco mesmos e pergunte-mo-nos por um istante se tais problemas se devem a fidelidade ou a infidelidade tendo em vista os ensinamentos de Jesus?

Um exame crítico demonstra que tais problemas se deveram antes a sobrevivências e residuos culturais do judaismo, ou melhor, do Velho Testamento, no corpo da Igreja Cristã que as palavras e exemplos de Jesus, cujos ensinamentos primam pelo amor, a misericórdia, a tolerância e a compreenção...

O Cristianismo porém judaizou e continua judaizando até hoje na medida em que nivela os diversos documentos do testamento antigo entre si e o testamento antigo com o Novo destruindo a especificidade e a soberania do Evangelho. Assim as bemaventuranças se diluem e perdem entre a ganga e a escória de Moisés e Salomão...

Tal foi a desgraça do Cristianismo e a razão porque não pode, até os dias de hoje desenvolver plenamente as potencialidades que lhe são inerentes e transformar concretamente nossas relações tanto pessoais quanto sociais.

Que fazer então do Cristianismo?

Regeita-lo e por de lado a lei superna do amor ou lutar pela superação dos elementos judaicos que drenam suas forças?

Tendo nossos olhares voltados para a História e para tudo quanto este Cristianismo - tolhido em suas ações pelo influxo do Velho Testamento - pode fazer pela pobre humanidade salvando as vidas e elevando a dignidade de milhões e milhões de seres humanos antes de seu advento relegados ao abandono somos levados a crer que um Cristianismo consciente de sua especificidade, que é a lei do amor e a prática de boas obras, logrará fazer a ainda mais na medida em que penetrar as estruturas sociais que nos envolvem e transforma-las por completo partindo dos valores que lho animam.

Se apesar de tanta insistência a respeito do amor e bem os caminhos da História não tem sido faceis, mas antes estreitos, tortuosos, asperos e tenebrosos como haveriam de ter sido caso o ódio e o rancor tivessem grassado livremente e ditado as ações e operações de nossos antepassados?

Se apesar de te sido tão combatido o ódio logrou obter entre nossas sociedades cristãs tantas vitórias e estragos como não haveria de ter sido a nosso história caso ele tivesse podido agir livre e desbragadamente sem a concorrência do bem e do amor?

Imaginemos nossa História sem Jesus, se os apóstolos, sem os mártires, sem os padres da igreja, sem os escolásticos, sem os missionários, sem os benemeritos e filantropos, enfim sem todos esses nomes memoraveis que citamos e muitos outros responsaveis pelo desenvolvimento e o progresso moral da humanidade.

Será que uma História assim seria melhor?

Facil é imaginar uma História ideal sem papas, reformadores e outros desalmados que tanto fizeram por desfigurar o Evangelho e por anular a lei do Amor.

Na verdade nenhum deles jamais lutou por Jesus mas por si mesmo, contra Jesus e sula lei de amor...

Portanto delicioso é imaginar um mundo sem eles: sem Hidelbrando e sem Lutero, sem Alexandre VI e Calvino...

Dificil porém é imaginar este mesmo mundo sem Jesus e seus amigos...

É verdade que tanto os amigos quanto os inimigos de Jesus morrem, entretanto, se admitirmos ao menos a possibilidade de que a alma sobreviva a dissolução do corpo, estaremos aptos para sacar a diferença entre uns e outros...

Pois como a alma viva levando consigo maus instintos haverá de fixar-se no Reino de Jesus?

Jamais perderas por considerar ao menos a possibilidade de que a alma sobreviva a morte corpórea.

Pois ao fazer o bem e bem viver penso que obteras a recompensa aqui mesmo neste mundo, refiro-me aquela felicidade e paz de espírito inerente a cada gesto de bondade praticado...

A prática do bem e da virtude te servirá de preservativo tendo em vista as inumeras aflições que costumam a perturbar as vidas dos debochados...

Não viveras intensamente como é a pretensão dos tolos, mas saborearas com gosto cada parcela de tua vida, com placidez e serenidade e, caso haja uma outra vida, grangea-la-as igualmente...

Assim a lei do amor te franqueara dois mundos: este e aquele, o de hoje e o vindouro, o contingente e o Eterno, e tu só sairas ganhando, pois ganharás a ti mesmo.

Tais as vantagens da lei do Amor e da prática do bem.




Sempre teu: profo Domingos P Braz, afetuosamente.

Nenhum comentário: