"Então em que acredita, uma vez que ignora o sobrenatural??? -- Creio na humanidade, creio no ser humano, creio em você; respondeu ele (O Abade Faria), Eis todo meu credo."

Translate

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

A prece do Rei Manassés






Esta prece faz parte das escrituras santas e canonicas utilizadas pelo Abençoado Salvador, pelos apóstolos, mártires, padres e por todas as primeiras gerações de Cristãos verdadeiros.

Se encontra na versão grega das escrituras judaicas comumente chamada 'septuaginta' (LXX) que é a Bíblia de todo povo ortodoxo e de toda Cristandade Oriental.


Depois que Asharudin rei dos assirios mandou agrilhoa-lo e lança-lo na masmorra, o coração de Manassés voltou-se para Adonai, então ele se prostrou no pavimento e banhado em lágrimas recitou esta súplica:




1Ó Senhor Deus de nossos pais, Deus de Abraão, Isaque e Jacó, e sua posteridade.

2Que fizestes os céus, a terra e tudo que neles existe.

3Que separaste o mar com o poder de tua palavra; que prendestes as profundezas, e las acorrentastes com seu sublime e glorioso nome;

4Que todos os homens se inclinem diante de tua soberana magestade.

5Pois ninguém é digno de contemplar o vulto do teu semblante ou de suportar a tua reprovação.

6Mas sabemos que tua misericordia é infinita e a tua benignidade inexgotável;

7Pois tu és pleno de compaixão, tolerante, clemente, generoso e perdoador do povo.

Tu, ó Senhor, segundo tua generosidade e filantropia prometestes o perdão àqueles que pecaram contra ti: e de tuas infinitas benevolências recebeis o arrependimento dos pecadores para que possam ser pacificados e salvos em teu nome.

8Tu portanto, ó Senhor da justiça, não chamastes ao arrependimento os nossos santos padres Abraão, Isaque e Jacó, pois eles sempre caminharam dignamente perante tua face em toda devoção e fidelidade, entretanto chamastes a mim pecador conforme pecará contra tí e blasfemara contra tua lei.

9Assim minhas iniquidades são tão numerosas quanto as areias do mar. Minhas transgressões, ó Senhor, foram multiplicadas dia após dia: pecado a pecado acrescentei e não sou digno de proferir teu nome.

10Eis-me agrilhoado com grilhões de ferro, minha cervix jaz curvada e não posso levanta-la. Preso estou e não há quem me liberte: porque desobedeci teus mandamentos e fiz o que era mau perante ti; porque não fiz tua vontade, nem guardei teus preceitos; porque não quiz trilhar a senda da paz e a vereda da sabedoria, antes ergui minha fronte e disse: Exército tenho que me guarde!

11Entretanto somente tu es protetor fiel e por isso eu dobro os joelhos de meu coração diante de ti e imploro tua grande graça.

12Eu pequei, ó Senhor, eu pequei e diante de ti confeso o meu pecado implorando remissão.

Como leão caistes sobre mim oh Senhor, aplaca-te pois de teu servo!

13Perdoa-me, ó Senhor pois te peço com toda reverência; perdoa-me e não permitais que eu seja suprimido cheio de pecados diante das tuas vistas. Não te ires comigo para sempre nem me lanceis ao abismo, pois no abismo não há quem louve teu nome. Eu clamo a tí pois tu és um Deus acolhedor, que recebes em paz aqueles que reconhecem os pecados e se voltam para ti implorando perdão.

14Refrigera minha alma derramando tua misericórdia sobre mim: porque tu me salvastes, apesar de eu não merecer, conforme teu amor e tua bondade.

15Por isso eu te louvarei e exaltarei durante todos os dias de minha vida e na congregação dos justos adorarei e bendirei teu luminoso nome: porque todos os poderes dos céus glorificam a ti e proclamam a tua magestade de geração em geração, pelos séculos dos séculos.




E está escrito que após ter proferido esta prece o rei dos assírios mandou retira-lo da masmorra e reconduzi-lo a Jerusalem conde reinou por mais trinta anos até repousar com seus pais. E desde então mandou derribar os masseboths, asheras, efodes, terafins; suprimir os bamoths e derrubar os santuarios erguidos ao exército dos céus.



Ps.: Historicamente o rei Manassés jamais esteve preso na Assíria.

Entretanto esta prece - composta por um hebreu piedoso cerca do século IV a C - destaca-se como uma das mais belas preces pertencentes a literatura hebraica.

Nenhum comentário: