"Então em que acredita, uma vez que ignora o sobrenatural??? -- Creio na humanidade, creio no ser humano, creio em você; respondeu ele (O Abade Faria), Eis todo meu credo."

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quinta-feira, 27 de agosto de 2009

A essência do Cristianismo.









Disse Jesus:

Amai vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, intercedei por aqueles que vos maltratam e perseguem.

Pois se amais somente os que vos amam, em que sois superiores? Não fazem assim os próprios publicanos?

Eis que vos dou um mandamento totalmente novo: Amai-vos uns aos outros como eu vos tenho amado, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros. Se me amais observareis OS MEUS MANDAMENTOS.

Se guardardes os MEUS MANDAMENTOS, sereis fiéis no meu amor.

Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos irmãos.

Assim saberão que sois meus seguidores: se vos amardes uns aos outros.





TAIS AS PALAVRAS DE JESUS, PURAS, PERFEITAS E IMACULADAS, REGISTRADAS NOS SANTOS E DIVINOS EVANGELHOS.



Analisemos agora a doutrina dos abençoados apóstolos:


Disse João no Espírito Santo:


A doutrina que dele temos recebido e vos anunciamos é esta: Deus é luz e nele não há treva alguma.

Se dizemos ter comunhão com ele, mas andamos nas trevas, mentimos e não seguimos a verdade.

Eis como sabemos que o conhecemos: SE POMOS EM PRÁTICA OS SEUS MANDAMENTOS.

Aquele que diz conhecê-lo E NÃO PRATICA SEUS MANDAMENTOS é mentiroso e a verdade não está nele.

Aquele, porém, que OBSERVA SUAS PALAVRAS nele o amor de Deus se torna perfeito. E assim sabemos que estamos nele: Pelo amor que habita em nossos corações.

Aquele que afirma ESTAR NELE, DEMONSTRE-O VIVENDO COMO ELE VIVEU.

Caríssimos, não vos escrevo nenhum mandamento novo, mas sim o mandamento ANTIGO QUE DESDE O PRINCÍPIO VOS FOI REVELADO. Este mandamento antigo é a palavra que acabais de ouvir.

Todavia ESTE MANDAMENTO É SEMPRE NOVO - porque as trevas passam e já resplandece a verdadeira luz.

Aquele que diz estar na luz, e odeia seu irmão, permanece nas trevas.

Quem ama seu irmão permanece na luz e não pode cair.

Mas quem odeia seu irmão é das trevas e pela escuridão esta cercado, e não sabe para onde dirige os passos porque é verdadeiramente cego.

Todo aquele que permanece nele não peca(pecado de morte contra os irmãos) e todo o que peca não o viu, nem o conheceu.

Filhinhos, ninguém vos engane com palavras dúbias: aquele que PRÁTICA A JUSTIÇA É JUSTO E TÃO JUSTO QUANTO JESUS.

Aquele que peca (pecado de morte contra o semelhante) pertence ao Diabo, porque o Diabo peca desde o princípio. Eis por que o Filho de Deus se manifestou: para DESTRUIR as obras do demônio (como o pecado de morte)

Todo o que é nascido de Deus não peca (não vive pecando continuamente) porque a semente divina foi postanele; E JÁ NÃO PODE PECAR, PORQUE NASCEU DE DEUS.

E nisto se dintingue quais são os filhos de Deus e quais os do demônio: todo o que não pratica a justiça não é de Deus, como também aquele que não ama o seu irmão. (PELOS FRUTOS OS CONHECEREIS!)

Pois esta é a mensagem que tendes ouvido desde o princípio: que nos amemos uns aos outros.

NÃO IMITEMOS A CAIM, QUE PERTENCENDO AO MALIGNO MATOU SEU IRMÃO. E por que o matou? Porque as suas obras eram más, e as do seu irmão, boas.

Sabemos que temos passado da morte para a vida, porque amamos nossos irmãos.

Quem não ama permanece na morte.

Quem odeia seu irmão é assassino. E sabeis que a vida eterna não pertence aos assassinos.

Nisto temos conhecido o amor: Ele deu sua vida por nós e por isso somos constrangidos a dar nossas vidas pelos irmãos.

Quem possuir bens deste mundo e vir o seu irmão passar por necessidades mas lhe fechar o seu coração, acaso pode habitar nele o amor de Cristo?

Filhinhos, não amemos com palavras saidas da boca mas com obras na verdade.

Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus, e todo o que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.

Aquele que não ama não conhece a Deus, PORQUE DEUS É AMOR.

Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: em nos ter enviado ao mundo o seu Filho único, para que vivamos por intermédio dele.

Caríssimos, se Deus assim nos amou, também nós nos devemos amar uns aos outros.

Ninguém jamais viu a Deus. Se nos amarmos mutuamente, Deus permanece em nós, nós nele e o amor se torna perfeito.

SE ALGUÉM VIER E DISSER: AMO A DEUS MEU SENHOR, MAS ODEIA SEU SEMELHANTE, É MENTIROSO.

POIS COMO PODE AMAR AO DEUS QUE É INVISIVEL SE ODEIA AO IRMÃO QUE É VISIVEL?

RECEBEMOS POIS ESTE MANDAMENTO: QUEM DIZ AMAR A DEUS AME TAMBÉM O IRMÃO.

Nisto conhecemos que amamos a Deus: ao observar seus mandamentos.

Guardemos pois os seus mandamentos imaculadamente pois seus mandamentos não são penosos.



E Pedro:


Nestes últimos tempos foi revelado o amor.

O amor cobre a multidão dos pecados.

Amemo-nos pois mutuamente com todas as forças.






Como ousaram pois os falsos profetas e cristãos de palha sobrepor a fé a caridade?

Assim prostituiram a revelação divina e subverteram a econômia celestial.

Profanaram os estatutos sagrados e perverteram a sã doutrina.

Abriram caminhos largos e faceis para si mesmos: caminhos de fé, de teoria, de discurso, de disputação e de vaidade...

Entretanto o caminho indicado pela inspiração é o caminho, estreito, ingreme e aspero da imitação a Nosso Senhor Jesus Cristo.

O caminho da justiça, da bondade, da caridade, da misericórdia e da paz que se manifestam concretamente em nossas ações e operações tendo por fim o serviço fraterno, a dignidade dos irmãos.

Eles tudo corromperam e transformaram em fonte de perdão continuo, de deboche e de impunidade, a fonte da santidade e da perfeição.

E passaram a anunciar uma falsa graça em lugar da verdadeira graça.

Pois passaram a anunciar uma graça fraça, impotente e mancumunada com o pecado.

Enquanto o Evangelho testifica uma graça, fiel, poderosa e capacitadora, que nos capacita a vencer o mal e o pecado e a amar os irmãos.

Tal a graça vitoriosa apresentada pelos santos apóstolos, graça que vindo em socorro da boa vontade predispõe o homem a persseverança no bem e na virtude.

Graça que enfrenta e triunfa das tentações.

Graça que socorre e mantem.

Graça que após cada luta e cada conquista nos une mais intimamente ao Senhor.

Graça interna que penetra os corações como vida e fonte de vida e não graça meramente externa e juridica que apenas serve para acobertar iniquidades e crimes.

Pois não fomos chamados há uma vida de servidão e de pecado, mas há uma vida de verdadeira e plena liberdade, a serviço do amor e dos irmãos.

É a superabundancia em boas obras que o homem Novo gerado em Cristo foi chamado.

A uma esperança bela e não a derrota e a vergonha.

Cristo não veio chamar os pecadores a impunidade mas a conversão e a santidade.

Veio chamar convidar os pecadores para que rompam decididamente com o pecado e passem a viver uma vida plena, isenta do mal e da iniquidade.

É para que deixem de pecar e não para que pequem impunemente que o Senhor veio chama-los.

É para que passem a amar e servir que Cristo convocou-os e não para que se salvem no vício, no crime e no pecado, ou seja comoda e facilmente.

Jesus jamais anunciou uma salvação incondicional e facil pela qual o ego sempre aspirou.

Anunciou sim uma salvação verdadeira para todo aquele que deseja colaborar consigo submentendo-se a seus mandamentos.

Veio em socorro de nossa boa vontade, para capacita-la a agir e a produzir obras santas e piedosas e não em socorro dos instintos depravados para remunera-los...

Pois sendo um Deus santo ele não pode tolerar o pecado e os pecadores inveterados que se escudam em seu nome e convertem sua graça numa irrisão.

É impossivel que o homem seja externamente impio e internamente justo pela pura e simples invocação de seu nome, pois ele mesmo disse que o interior sempre manifesta o interior.

Portanto aquele que procede injustamente e que oprime aos semelhantes mostra que não vive de Cristo.

Pois quem vive de Cristo pela graça vive como Cristo e não como Caim ou Judas.

Se vive como Caim ou Judas obrando iniquidades é porque sua alma esta separada de Cristo e morta em si mesma.

Suas obras iniquas testificam que ele mesmo é iniquo e que sendo iniquo esta apartado do santíssimo Senhor Jesus Cristo.

Por outro lado aquele cujas obras são boas merece o título de bemaventurado e demonstra estar em comunhão com o Justo pela prática da justiça.

E nisto não pode haver engano.

Pois cada qual age como seu Pai.

Os santos como o pai deles: Jesus Cristo Nosso Senhor e os pérfidos como o Diabo.

Inda que os filhos do Diabo afirmem que são filhos de Cristo pela fé morta que exercem nele seus frutos demonstram que são hipócritas, mentirosos e filhos de quem são.

Inda que os filhos de Cristo sejam acusados em certos casos pela incorreção da fé, os frutos demonstram que são honestos e que vivem de Cristo pelas obras que põe em prática.

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