"Então em que acredita, uma vez que ignora o sobrenatural??? -- Creio na humanidade, creio no ser humano, creio em você; respondeu ele (O Abade Faria), Eis todo meu credo."

Translate

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

O sorriso


Onde estiveres, seja onde for, não deixes de abrir um sorriso, por oferta singela da própria alma.
Ele é como que uma barreira ou escudo que neutraliza a ação do mal e como uma prece silenciosa e inarticulada capaz de espancar as trevas do espírito.
Com ele apagarás as chamas da cólera e do rancor cerrando as portas da mente ao incêndio da malignidade.
Por meio dele renovarás a esperança dos teus companheiros de infortúnio e encheras teu mundo de luz e claridade.
Em casa, é a benção da paz... no trabalho melôdia reconfortante... no mundo sinal de jovialidade e simpatia.
Sorri para as dificuldades todas da vida e elas se converterão em ocasiões de triunfo e de felicidade para tí e os teus.
Sorri para a nuvem que passa por sobre teus olhos e o pranto que exaras será como uma chuva refrescante a fecundar os campos do teu coração.
Não te roga o desesperado a cruzar teu caminho qualquer explicação quanto as dores que estiolam sua existência triste e tormentosa. Implora te apenas um sorriso para que se lhe renovem as forças e possa prosseguir em sua tragetória.
Se é verdade que os famintos, e os sedentos, te pedem alimento e agasalho; não é menos verdade que esperam tais dádivas acompanhadas por um sorriso todo cheio de ternura e compreenssão, que lhe sirva de balsamo as feridas invisiveis da alma.
Jamais haja em ti palavra de condenação para com aqueles que se lançam nos braços da violência e que se precipitam nos abismos do crime. Oferece generosamente a eles um sorriso como demonstração de fraternidade e carinho...
Certamente teu sorriso sera para eles como que uma seta ou um roteiro apontando para a senda do bem e da virtude.
Sorri trabalhando ou repousando, aprendendo ou ensinando, na dor ou na felicidade, a todo momento enquanto expressão fiel do amor que anima tua existência. Sorri sempre e a todo instante não o sorriso inerte da imbecilidade mas o sorriso vivo da solidariedade.
Recorda-te de que o sorriso é como um orvalho de caridade e paz, assim a cada manhã, encara o dia renascendo no céu e o Sol despontando no horisonte como um sorriso de teu Criador...
Francisco Cândido Xavier

Nenhum comentário: